Recomeço

Como lidar com o luto em datas comemorativas

Durante o processo de luto, a retomada às atividades rotineiras pode custar a ganhar ritmo novamente. As “primeiras vezes”, por exemplo, causam um sentimento um pouco doloroso, como ir pela primeira vez ao lugar preferido de um ente querido após o falecimento. É o que acontece em datas comemorativas.

Algumas datas costumam trazer sofrimento, principalmente quando são as primeiras longe do falecido. Aniversários, Dia das Mães e dos Pais carregam muito significado, e ter que passar por elas longe da pessoa a quem estão associadas traz muitas dificuldades na superação do luto.

Segundo a psicóloga Mariana Simonetti, a melhor forma de lidar com o luto em datas comemorativas é dando um novo significado para elas. “Há casos de filhos que perderam os pais e não viam mais sentido no Dia dos Pais por exemplo. Mas quando seus filhos nasceram, eles conseguiram construir um novo significado para a data”, explica.

O processo do luto sempre vai ser muito delicado e pessoal, mas, independente da fase em que ele esteja, é essencial ressignificar tudo aquilo que lembra o ente querido. E seguir em frente.

Links relacionados:

Recomeço

Quem fica também precisa ser lembrado

Saiba mais
Superação

Lidando com a morte de um ente querido por suicídio

Saiba mais
Recomeço

Filmes para aprender mais sobre a morte e o luto

Saiba mais