Recomeço

Cremação: a relação das famílias com as cinzas de um ente querido

Muitas famílias têm optado pela cremação para atender um pedido do próprio ente querido falecido. Tornar esse desejo uma realidade é uma forma de homenageá-lo e agradá-lo, garantindo uma despedida exatamente como a pessoa planejou.

Apesar de a escolha da maioria ser feita partindo do desejo do falecido ainda em vida, algumas famílias optam pela cremação como uma forma de se manter próximo do ente querido, já que ficarão de posse das cinzas.

Na ausência da pessoa falecida, os objetos pessoais podem ganhar grande significado, porque são vistos como uma forma de proximidade e de lembrança. Assim também é a relação com o corpo, seja sepultado ou cremado.

Na maioria das vezes, a família opta pela cremação para agradar ao falecido, mas isso não quer dizer que os parentes estejam preparados para lidar com a cremação, incluindo a retirada das cinzas. O contato com as cinzas sempre vai colocar a família diante da perda e do sofrimento ocasionado por ela.

Contudo, algumas famílias conseguem lidar com a tristeza, agindo sobre ela: pode ser fazendo um memorial, lembrando do falecido, deixando-o por perto. Outras, no entanto, sentem mais dificuldade em lidar com o sofrimento e por isso buscam formas de evitá-lo a qualquer custo.

Para aqueles que optam pela cremação, escolher o que fazer com as cinzas pode se tornar muito difícil. Alguns familiares podem divergir de opinião e tornar o processo ainda mais complicado. Alguns crematórios, como o Morada da Paz em Natal (RN) e no Recife (PE), dispõem de um columbário, local designado especialmente para guardar as cinzas, que surgem como uma boa alternativa para as famílias que preferem não guardar as cinzas ou simplesmente não sabem que destino dar a elas.

Independentemente da escolha, a vontade do falecido deve sempre ser respeitada. O processo de superação da morte de um ente querido sempre será difícil, independente do destino que o corpo terá. Cabe aos que ficam buscar passar pelo processo de luto de forma saudável e positiva.

Links relacionados:

Superação

O poder da música em um funeral

Saiba mais
Superação

Lidando com o luto de um colega de trabalho

Saiba mais
Superação

Por que as pessoas ficam de luto quando uma celebridade morre?

Saiba mais