Recomeço

Meditação como auxílio de superação do luto

Durante o processo é necessário encontrar caminhos que facilitem a superação, que mantenham o enlutado confortável e com boas perspectivas. Muitas pessoas recorrem a encontrar um novo hobby, aprender a tocar um instrumento, fazer aulas de dança ou começar a praticar um esporte.

Uma das práticas que mais auxiliam na manutenção da saúde física, mental e espiritual é a meditação. A prática tem uma origem muito antiga, remontando a tradições orientais como o budismo e a yoga, mas também é adotada por algumas religiões como o cristianismo, islamismo, judaísmo, entre outras.

Cada religião pratica a meditação de uma forma diferente, entretanto, o ponto em comum entre elas é a foco em uma realidade interior e o desenvolvimento e compreensão desta. Portanto, a atividade contribui bastante para a evolução que muitos indivíduos durante o período de luto procuram.

Dicas para uma boa prática da meditação:

– Escolha uma posição que te deixe confortável, podendo ser deitado, sentado, em pé ou andando.

– Você pode utilizar objetos como foco durante a meditação. Pode ser usada a chama de uma vela ou até mesmo a natureza do próprio corpo. Mantras também são muito utilizados como objetos de meditação, como os mantras hindus, ou a oração do rosário, na tradição cristã.

– Não se preocupe com a duração da meditação. Ela pode variar de poucos minutos até horas.

– Como a meditação será utilizada como instrumento de superação de uma dor muito grande, mantenha a mente tranquila e com pensamentos positivos.

Links relacionados:

Recomeço

Remédios ajudam a superar o luto?

Saiba mais
Recomeço

Mitos e verdades sobre o luto

Saiba mais
Recomeço

O que fazer com os pertences de um falecido?

Saiba mais