Superação

O poder da música em um funeral

Em todas as sociedades, a música é coletiva, reúne e mantém as pessoas unidas. Muito além de mero entretenimento, a música tem o poder de provocar diferentes emoções. Música e humor estão conectados de uma maneira que a ciência ainda não é capaz de explicar. Estudos determinaram apenas que o campo áureo das pessoas entra num estado de calma quando elas ouvem música. Isso sugere que ela tem a capacidade de curar o corpo, a mente e o espírito.

Quando trazemos para cerimônias de funeral, a música tem uma relevante função. É uma parte importante da despedida de um ente querido, e pode ajudar a reviver boas lembranças. Mostrando-se uma ótima forma de passar pelo processo de luto, a música tem a capacidade de tocar a alma de uma maneira muito confortável. Durante o funeral, os sons facilitam o compartilhamento de emoções da despedida, além de tornar o clima mais positivo e otimista.

Músicas de funeral podem ser tocadas antes, durante e depois das cerimônias, devendo ser escolhidas levando em consideração a ocasião, o gosto do falecido e também as pessoas que estarão presentes. A música deve ajudar a compor um ambiente saudável e de boas lembranças para todos.

Links relacionados:

Superação

Lidando com a morte de um ente querido por suicídio

Saiba mais
Preparação

O que é um testamento vital?

Saiba mais
Preparação

Por que homenagear com flores?

Saiba mais