Superação

Por que as pessoas ficam de luto quando uma celebridade morre?

Certamente você ou algum conhecido já fez o seguinte questionamento: “por que a morte de famosos provoca tanta comoção até em pessoas que nunca os viram de perto?”. As respostas para essa indagação vão depender do grau de aproximação para com o artista e da situação que o levou à morte.

De acordo com a psicóloga do luto Mariana Simonetti, o ser humano tende a fazer vínculos afetivos. Quando esses laços são rompidos pela morte, é comum vir à tona o sentimento de tristeza, inclusive entre os admiradores das celebridades. “Os artistas são personalidades em que algumas pessoas buscam se espelhar. E para quem os acompanha rotineiramente, o falecimento deles passa a ser sinônimo de perda profunda”, explica.

Em alguns casos, o luto provocado pela perda de um famoso vem acompanhado da circunstância da morte e se ela ocorreu de maneira precoce, pois muitas pessoas tomam para si a dor do outro conforme a relevância dos acontecimentos, especialmente se for semelhante aos já vivenciados.

“Se o que ocasionou o falecimento for parecido com o de algum parente ou amigo, é normal que as pessoas se sintam chocadas e entrem em luto. Nestes casos, o ideal é revisitar as melhores lembranças, seja por meio de fotografias, revistas ou televisão”, afirma Mariana Simonetti.

Links relacionados:

Superação

O poder da música em um funeral

Saiba mais
Preparação

Por que homenagear com flores?

Saiba mais
Recomeço

Cremação: a relação das famílias com as cinzas de um ente querido

Saiba mais