Superação

Saiba como se comportar durante o velório

O que usar em velórios? O que dizer? Como se comportar? Essas são questões que raramente paramos para nos preocupar no dia a dia. Porém, em um momento de dor com a perda de uma pessoa querida ou próxima, essas dúvidas vêm à tona. E mesmo diante do luto e tristeza, ainda temos que nos preocupar com as formalidades sociais.

Para alguns a etiqueta em velório é desnecessária, mas saber se portar em momentos como
esse é mais que uma simples formalidade, é uma questão de respeito e consideração. Na dúvida, manter a discrição e o bom senso é primordial e preciso. Confira algumas dicas do Grupo Vila para esses momentos.

Não fale mais que o necessário
É difícil encontrar palavras para confortar a família no momento da perda. Nessa delicada situação, o mais importante é não falar mais que o necessário e evitar comentários que possam magoar ainda mais a família, como por exemplo “Era a hora dele(a)”; “Não fique triste, vai passar”, entre outros. Aliás, muitas vezes um abraço ou um carinho podem substituir as palavras e serem tão ou mais reconfortantes.

Ofereça ajuda
Caso tenha intimidade com a família e tenha disponibilidade, ajude. Em momentos como esse, muitas vezes atividades rotineiras como levar filhos à escola ou fazer feira ficam em segundo plano e a pessoa enlutada necessita de ajuda. Colocar-se disponível é gentil e mostra o carinho que você tem pela família. Seja proativo e não coloque sobre o enlutado a responsabilidade de dizer o que você deve fazer.

Cuidado com a maneira de se vestir
Em nossa cultura, as cores falam por si. O preto, por exemplo, pode significar sinal de luto e o branco sinônimo de paz, leveza e elegância. No entanto, mais do que entender a psicologia das cores é perceber que o velório é um evento solene. “Vestir-se, então, de forma social é um grande acerto”, comenta Antônio Ricardo Santos, gerente da Central de Velórios Morada da Paz.

Ele ainda indica evitar roupas muito justas, curtas, decotadas, com cores vibrantes ou brilhosas, gravatas extravagantes e camisas de bandas ou times. Para Ricardo, cores leves e claras vão significar discrição, característica necessária para a ocasião.

Evite muita conversa
É bem comum que, em velórios, ocorram encontros de familiares que há muito tempo não se viam ou mesmo amigos. No entanto, é importante respeitar o momento e evitar conversas em voz alta. Apesar de velórios serem ocasiões sociais, o momento é de respeito e cordialidade.

Deixe um comentário