Turma do Vilinha

Conheça os Personagens


Menino de 7 anos que tem uma lagarta como animal de estimação chamada Lalá.
Lalá se transforma em uma borboleta e, confundindo metamorfose com a morte, ele começa a se interessar pela temática da morte.Vilinha é filho único, mora com os pais, estuda no 2º ano do ensino fundamental, tem muitos amigos, frequenta uma escola de porte médio na cidade em que vive. Vilinha carrega sempre uma sacola onde tem tudo o que precisa para ajudar seus amigos quando eles precisarem de informações. Na sacola ele possui cartilhas para os adultos e algumas atividades lúdicas, convidando o leitor a participar dessas atividades de forma interativa.

Lalá é uma lagarta que foi encontrada pelo Vilinha em seu quintal e levada para o quarto, sendo criada numa jarra de vidro.É uma lagarta de aparência adorável, que passa pelos estágios de transformação (lagarta, casulo e borboleta), tornando-se ainda mais bonita para o seu amigo Vilinha.

É uma professora que acompanha Vilinha e seus amigos desde o 1º ano do ensino fundamental.Desde sempre gostou de crianças e ama o que faz. Dá suporte aos seus alunos e pais, estando sempre solícita às suas demandas.

Dudu é um grande amigo do Vilinha que perdeu a mãe há cerca de 2 anos e ainda lida com as repercussões dessa perda no seu dia-a-dia.Mora com o pai e sua irmã mais nova (que não aparece na história), tem muito carinho de seus avós e tios, que o ajudam a lidar melhor com o seu luto. Junto com Vilinha e seus amigos, ele compartilha seus sentimentos e ressignifica suas experiências. Dudu usa um boné vermelho, que foi o último presente dado por sua mãe em vida.

Nina é uma grande amiga de Vilinha que acaba de perder sua vózinha, com quem tinha uma relação muito próxima e ainda sente muita falta.Nina mora com seus pais em um apartamento que era vizinho ao da sua avó, por isso passava muito tempo com ela. Diariamente, ela e sua avó compartilhavam momentos de brincadeiras, muitas vezes relacionadas a arrumar e enfeitar seus cabelos cacheados. Nina usa uma tiara com enfeite feito pela avó.

Bia é um amiga do Vilinha que perdeu o pai há cerca de 1 ano e meio, e ainda lida com as repercussões dessa perda no seu dia-a-dia.Bia mora com sua mãe, o padrasto e seus outros irmãos (meio-irmãos) em uma casa grande. Após a perda de seu pai que era divorciado da sua mãe e com quem convivia por guarda compartilhada (uma semana na casa do pai e uma semana na casa da mãe), começou a apresentar um comportamento mais agitado, tendo ciúmes dos seus irmãos e, em momentos de frustração, gostaria de ir para a casa do pai.

Tina foi transferida recentemente para a escola do Vilinha, após finalizar as séries em sua escola antiga, e ainda está se familiarizando com a turma. Ao tentar fazer novos amigos, lembra muito da outra amiga que faleceu recentemente por estar muito doente.Mora com os pais e recentemente mudou de escola, porém na mesma cidade. Por ser uma criança muito inteligente, gosta de ler, pesquisar e descobrir coisas novas. Sempre está com um livro nas mãos, onde se “protege” do contato com pessoas novas. Tímida a princípio, mas depois se enturma com os amigos do Vilinha.

Huguinho nasceu com uma deficiência auditiva e usa aparelho coclear. Ele ganhou seu cachorro Tom e através dele foi possível fazer novos amigos. A turma do Vilinha também conhecia o Tom. Huguinho é filho único e mora com os pais. Quando começou a usar o aparelho, teve timidez no início até ganhar Tom que facilitou sua socialização. Perdeu recentemente o cachorrinho que considerava seu melhor amigo e ainda sente muita falta.Os pais estão em dúvida se dão outro animalzinho de estimação para Huguinho.

Links relacionados:

Turma do Vilinha

Meu novo dia das mães

Saiba mais
Turma do Vilinha

Jogos para Download!

Saiba mais
Superação

Como lidar com a morte de uma criança

Saiba mais