Superação

Formas de superar a tristeza da perda

A questão da perda é algo praticamente inerente a vida humana. Todos, um dia, passarão pela experiência de perder alguém, e quando se trata de um ente querido, essa experiência vem cheia de sentimentos de dor, tristeza, saudade. Quando se perde alguém, surge a “obrigação” de lidar com o sentimento de solidão e com o processo de ressignificação dos sonhos e planos que precisam ser refeitos. Encarar a tristeza, desafiar a dor, enfrentar o futuro. Sabe-se que é isso que é preciso fazer, mas muitas vezes não se sabe como, ou se acredita que jamais vai conseguir superar essa fase. 

 

Há uma unanimidade entre os autores que falam sobre o luto de que não existem fórmulas e receitas para lidar com ele. No livro “Conversando sobre o Luto”, as autoras – mesmo concordando que não há “algo pronto” para ser feito – consideram importante que, em primeiro lugar, a pessoa enfrente essa tristeza aceitando-a e reconhecendo-a como sentimento natural.

 

“Não se deve brigar consigo mesmo sem aceitar os sentimentos, nem procurar apressar a recuperação para agradar os outros que ‘não aguentam mais te ver chorando’. Caso ache necessário, busque ajuda, tente superar, mas tudo tem seu tempo e você também tem o seu”, explica a psicóloga do Grupo Vila, Mariana Simonetti.

 

De acordo com a especialista, chorar pode fazer bem na hora de superar essa tristeza. “É preciso colocar para fora todo aquele sentimento que está machucando, e se conseguir fazer isso pelo choro, que seja”, disse. Pesquisadores já relatam o choro como uma boa forma de reduzir o estresse emocional, “precisamos estar bem cientes que, em momentos de tristeza, as lágrimas não demonstram fraqueza, elas são uma verdadeira expressão de sentimento”, acrescentou a psicóloga. 

O sentimento de falta vai existir. Uma falta doída, no começo, que com o tempo se transformará em lembranças. Podemos homenagear internamente, reservar um cantinho dentro para guardar as melhores lembranças daqueles com quem compartilhamos tantos momentos. Essas atitudes certamente podem ajudar a amenizar a saudade.

Links relacionados:

Superação

Animais também vivenciam o luto

Saiba mais
Superação

As diferentes religiões e como cada uma lida com a morte e o luto

Saiba mais
Vídeos

Desafio de aprender a viver com a perda

Saiba mais